Porque é que deves escolher Cosmética Bio em vez de Cosmética Convencional

Neste artigo explicamos-te porque é que deves optar por biocosmética em vez de cosmética convencional.

Neste momento existem milhões de consumidores em todo o mundo de produtos de cosmética, nomeadamente cuidados de beleza como hidratantes, artigos de higiene, dentífricos, produtos de limpeza como gel de banho, sabonete ou de cabelo como champôs, condicionadores ou tinta para o cabelo, vernizes e maquilhagem. O problema é que muitos dos produtos de cosmética e higiene convencional, bem como os perfumes apresentam substâncias cancerígenas, tóxicas, mutagénicas, desreguladores endócrinos, causadores de alergias, problemas ambientais, prejudiciais para a fertilidade humana e até problemas de crescimento no caso das crianças.

De acordo com dados da Comissão Europeia partilhados numa reportagem da RTP, 60% dos ingredientes utilizados na cosmética são potencialmente perigosos para a saúde e para o ambiente, tendo a EU apresentado uma lista de 28 componentes utilizados na cosmética que podem desregular o sistema endócrino, ou seja, prejudicam o sistema hormonal. Desta lista destacam-se 14 ingredientes considerados de risco prioritário como o BHT, um composto que atua como conservante e antioxidante; o Triclosan que é um antibacteriano usado em pastas de dentes, sabonetes líquidos e desodorizantes ou o Benzyl Salicylate que é usado na formulação de produtos de limpeza corporal, cabelos, maquilhagem ou perfumes.

Já um estudo conduzido pelo Danish Consumer Council no segundo trimestre de 2020, em 34 países e seis continentes, identifica 65 substâncias com efeitos prejudiciais para a saúde humana e impacto ambiental, presentes em 39 produtos cosméticos.

Sendo a maioria destes produtos de uso diário, os consumidores poderão estar expostos a estas substâncias químicas diariamente e em quantidades nocivas para a sua saúde.

aqui a lista das substâncias químicas nocivas identificadas neste estudo e a lista dos 39 produtos analisados.

De forma genérica, relembramos abaixo algumas das substâncias que deves procurar evitar nos cosméticos que utilizas:

  • parabenos (substâncias conservantes como o BHT, methylparaben e o ethylparaben, propylparaben e o butylparaben, estas últimas duas são proibidas em produtos para aplicar na zona da fralda)
  • ethylhexyl methoxycinnamate (presente em muitos protetores solares)
  • triclosan (antissético presente em vários produtos de higiene, como os dentífricos)
  • butylphenyl methylpropional (pode causar irritações e alergias)
  • sodium lauryl sulfate (SLS)
  • Benzyl Salicylate
  • EDTA

A pele é o maior órgão do corpo humano, exposto não só a agentes de limpeza, mas também a protetores solares, tratamentos de beleza e agentes externos como a poluição, por isso procura nutri-la com produtos naturais e de preferência de origem biológica.

A cosmética natural de origem orgânica ou biocosmética é rica em elevada concentração de ingredientes ativos que promovem a conservação das características naturais da pele. Sem conservantes, corantes, fragrâncias sintéticas, parabenos, sulfatos, SLS, silicones, toxinas ou outros percursores cancerígenos ou ingredientes de origem sintética, pode ser absorvida pela pele sem impacto na saúde dos nossos órgãos ou desregulação do nosso sistema hormonal e reprodutor. Além disso a cosmética biológica não é testada em animais e tem em consideração valores de sustentabilidade ao ser disponibilizada em embalagens recicláveis como o vidro ou embalagens metálicas, com menor impacto ambiental do que as embalagens de plástico tipicamente utilizadas na cosmética convencional.

Depois deste artigo, do que estás à espera para fazeres a tua transição para a cosmética biológica?

 

Fontes:
Dados da Comissão Europeia partilhados em reportagem da RTP
Deco Proteste
Estudo sobre os Cosméticos no Mundo, Danish Consumer Council